adsense2

adsense

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Primeira Filmagem Aérea com Gimbal no meu Quadricóptero

Após muito tempo de espera, consegui fazer um vídeo estabilizado com meu drone!!!

O primeiro vídeo sem estabilização (sem gimbal) que fiz, como puderam ver, ficou beeeeem tremido, instável, mas, para uma adaptação que fiz na ocasião, ficou "bom", rsrsrs.

Comprei um gimbal da marca FeiyuTech, bem legal e super estável! Gimbal é um dispositivo que é usado para estabilizar as imagens da câmera, fazendo com que ela não movimente bruscamente com as movimentações do drone, ou seja, a imagem fica muito mais estável! Pra quem é da área de filmagem, podemos dizer que o Gimbal é uma espécie de SteadyCam.

Aproveitei o final de semana para testar meu gimbal e a duração das baterias, e o resultado vocês podem ver no vídeo abaixo:



Infelizmente o que filmei foi a Represa do Rio do Peixe (em 09/11/2014), que está num nível MUITO baixo... Você pode ver no vídeo os pontos próximos das casas, era ali que a água chegava! Se pensarmos que as árvores que aparecem no meio da represa tem uns 5 metros, podemos estimar a profundidade restante da represa, triste!

Pro vídeo, a configuração foi:
- F450 c/ Naza M Lite
- GoPro Hero 3 Black Edition (configurada em 1080p30 Narrow)
- Gimbal FeiyuTech G3 2 Eixos (tem pra comprar na HobbyKing nesse link aqui)



8 comentários:

  1. Meu amigo,sua filmagem ficou espetacular,parabéns!.E obrigado por compartilhar sua expêriencia !
    Ficaria muito grato se vc pudesse me confirmar se esta é a setup de seu quad :
    -frame f450
    -naza m lite
    -motor Multistar 2212 - 920KV
    -esc 30A (poderia me informar a marca?)
    -hélices 1045SF
    Pergunto isto pois gostei muito da estabilidade que vc obteve já no primeiro voo e
    ,principalmente,pela duração com a bateria de 3000mAh.Com isso,estou pensando em fazer
    um parecido (pra não dizer igual kk)..Saberia me informar se o motor é este?
    http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__62796__Multistar_2212_920KV_Multi_Rotor_Motor_Set_w_CW_and_CCW_Threaded_Shafts_4pcs_box_.html

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala, Ricardo!
      Tudo bem?!

      Obrigado por acompanhar meu blog! Espero ter ajudado! =)

      Vamos lá! O motor desse link não é da mesma marca, porém é exatamente a mesma especificação: 2212/920kv , mas a marca do meu é DJI mesmo. Pode usar esse motor mesmo!

      Meus ESCs são de 30A e também da marca DJI. Qual você está comprando?

      Abraço!

      Excluir
  2. Opa, estou iniciando meu conhecimento sobre drones, e frame que estou observando tem um motor de mesma marca e modelo do seu porém os ESCs são de 15A ,alem da amperagem ser menor ele tbm é mais lento?em questão de velocidade?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Renan!
      Tudo bem?

      Fique tranquilo que não terá problemas com a velocidade! A DJI mudou os ESCs a pouco tempo, fornecendo-os com 15A. Poderíamos dizer que os ESCs, de forma grosseira, seriam como tubulações de água, aonde regulam a vazão de "água" para quem precisa... No caso dos ESCs, eles regulam a "dosagem de energia" que vem da bateria e vão para os motores... No caso dos kits da DJI, 15A já são suficientes, por isso reduziram e o seu é diferente do meu (além da questão comercial, custos etc).

      Espero ter ajudado,
      Abraço!

      Excluir
  3. Olá Ciro, seguinte... Tenho um Gimbal que utilizo para outro hobby que não fotografia aérea (ainda), gostaria de saber como faço para controlá-lo via Bluetooth (tendo em vista que vou estar numa distância máxima de 1 metro dele) você tem algum conhecimento a respeito? Desde já agradeço pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gutierrez!
      Tudo bem?

      Qual o modelo do seu gimbal? Se puder, me mande o link dele para eu ver.
      Independente do gimbal, acredito que para controlá-lo via bluetooth, esse recurso teria que ser nativo do gimbal... Uma outra solução seria você comprar um RC (Rádio Controle) mais simples, para controlar apenas o gimbal.

      Abraço!
      Ciro.

      Excluir
    2. Não sei te informar o modelo, mas ele tem como controladora NAZA M Lite, já utilizo o rádio para controlá-lo, o queria mesmo era usar o Bluetooth e desta forma poder controlar via Smartphone.

      Excluir
    3. Entendi...
      Olha, é bem provável que não aceite nenhum comando via Bluetooth.

      Excluir

Tire suas dúvidas, poste seus comentários, tudo aqui!
Seja bem vindo(a)!

Se você está para montar um quadricóptero, drone, multirotor etc, vamos trocar experiências!

www.montandoumquadricoptero.com.br